sábado, 12 de março de 2011

TORINO CLUBE 1949 / A REALIZAÇÃO DE UM SONHO !

Nasce em jundiaí uma associação esportiva que pretende não ser mais um no cenário esportivo de Jundiaí. Com este intuito e sob o impacto da emoção ao conhecer a trágica história do grande TORINO veio a idéia de homenagear o clube e seus heróis, bem como a colônia italiana de jundiaí.
Confira a história:

No dia 4 de maio de 1949, às 17 horas e 05 minutos, sob forte nevoeiro, o avião FIAT G212 da companhia italiana Aeritalia chocou-se contra a fachada da basílica que domina a colina de Superga, situada nos arredores de Turim.

O avião transportava a equipe e toda comissão técnica do glorioso Torino no total 31 pessoas. Também faleceram, além de toda a delegação do clube piemontês, jornalistas esportivos e dirigentes do Torino.

O acidente ficou conhecido como a ''Tragédia de Superga''.

O time grená estava voltando de Lisboa onde participara do amistoso contra o Benfica, em homenagem ao jogador português Francisco Ferreira. A noticia do desastre repercutiu rapidamente em toda a Bota.

Vittorio Pozzo, treinador da Azzurra, vencedor das copas de 1934 e 1938, teve a dura missão de reconhecer os corpos daqueles que foram chamados ''i caduti di Superga''. 500.000 pessoas acompanharam o cortejo que teve inicio na Piazza Castello e percorreu as principais ruas de Turim.

Não foi apenas o trauma de uma tragédia envolvendo celebridades que caracterizou o luto da capital piemontesa e de toda Itália, mas o súbito e inesperado desaparecimento do time símbolo de uma época, detentor de recordes impressionantes.

Fundado em 1906, o Torino conheceu suas primeiras glórias com a conquista de dois campeonatos italianos, em 1927 e 1928.

O industrial piemontês Ferruccio Novo, presidente em 1939 construiu o ''Grande Torino'', graças as contratações do centroavante do rival Juventus, Gabetto e dos dois craques do Venezia, Mazzola e Liok.

O Torino ganhou o titulo de 1943, e já no pós guerra, conquistou quatro scudetti consecutivos, de 1946 a 1949, sendo que esse último lhe foi entregue como título póstumo.

AGORA ESTÁ NOS PÉS DESTES GAROTOS HOMENAGEAR ESTES ÍDOLOS !!!!!

" TORINO CLUBE 1949 "

Nenhum comentário:

Postar um comentário